Ouro,Como Avaliar

Ouro,Como Avaliar

  • realjoias.com Avaliar o ouro é uma tarefa desconhecida de muitos, no entanto para quem trabalha com jóias ou quem as quer vender é essencial ter uma breve noção de como se deve avaliar o ouro. Uma das formas de avaliar o ouro é o teste do ouro, saber qual a liga que tem a jóia de ouro. Muitas vezes acontece virem parar às nossas mãos jóias que não se entende qual a percentagem de liga que contém, qual é o toque ou título da jóia de ouro (ou até mesmo um lingote).

 Nas oficinas de joalharia, é comummente utilizada a técnica de teste do ouro da “pedra de toque” para determinar a liga/quilatagem do ouro. No entanto há métodos mais eficazes, como uma análise química feita por especialistas, que indicam com grande precisão o toque do metal em milésimas. Quando se vai vender ouro usado, faz parte dos procedimentos e cuidados a analise do toque do ouro. Método de “pedra de toque” para identificar a liga de uma peça em ouro – avaliar jóias em ouro Este método consiste em riscar a pedra de toque com a peça de ouro que se pretende identificar o toque, ao lado riscamos também com uma peça de ouro com o toque exacto que pretendemos identificar na outra peça.

 

 

 

  Aplica-se o ácido de toque sobre os dois riscos feitos na pedra, e observa-se se o mesmo brilho cai sobre os 2 riscos do ouro ou não. Se o brilho que for apresentado pelos 2 riscos sobre a pedra de toque for muito idêntico, significa que o toque das duas amostras (peças) de ouro tem um toque (liga) equivalente. Teste do Ouro, como saber a liga que tem uma jóia em ouro 1 – Por exemplo, se o objectivo é saber se um anel de ouro é de 18 quilates, é necessário, em primeiro lugar limar a jóia, com uma lima pequena, para retirar algum possível banho. Depois, pegar na mesma jóia, e esfregar a zona que foi péviamente limada na pedra de toque, e com uma peça de ouro de 18kt riscar mesmo ao lado do risco da peça que se quer desvendar o toque.clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *